Simbolismos

Sabemos que sonhos e visões contém símbolos. O símbolo é uma representação compreensível de um assunto que, em geral, é muito maior do que o símbolo mesmo. Nosso espírito humano consegue entender os símbolos com relativa facilidade. – 1Co.2:

14 Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque para ele são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. 15 Mas o que é espiritual discerne bem tudo, enquanto ele por ninguém é discernido. 16 Pois, quem jamais conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo.

E também 1.Pedro:

20 sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação. 21 Porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; mas, santos homens de Deus falaram movidos pelo Espírito Santo.

O mesmo se dá com as Escrituras e seus símbolos. A formiga é um símbolo que pode aparecer num sonho. Ela simboliza trabalho árduo, prosperidade, preparação para tempos difíceis, sabedoria . (Prov. 6: 6-8; 30:25). Podemos entender muito das Escrituras se entendemos o simbolismo dela. Em geral, quando um símbolo é mostrado, em seguida há uma explicação sobre ele (Ap.17 – a prostituta, o monstro de sete cabeças e dez chifres). Se não está logo adiante ou um pouco atrás, haverá alguém a quem o Espírito mostrou o significado do símbolo em outro tempo e está registrado nas Escrituras. Ela mesma se explica.

OBS: Os símbolos podem ter um conteúdo antagônico. P.ex.: No caso da formiga, podem significar trabalho próspero como também a falta dele. Tudo depende do contexto, ou seja, qual a emoção que sentimos quando vimos a formiga no sonho. É a emoção que indica qual a direção que devemos seguir para conhecer o significado do que sonhamos.

Se formos diligentes, anotamos o significado dos símbolos para podermos discernir outros textos que contém os mesmos símbolos. Porém, dá-se o mesmo que nos sonhos e visões: a explicação final do quadro todo vem só do Espírito Santo.

Escrevo estas poucas palavras para avisar aos leitores que estou preparando mais uma pequena apostila contendo símbolos já estudados em outros sonhos pelo grande homem de Deus John Paul Jackson, já falecido. Todos têm base nas Escrituras e podem ser usados por quem se interessa pelo assunto ou por quem tem um sonho e quer entendê-lo. Lembro mais uma vez que tais símbolos servem para nos dar uma informação a respeito do quadro: tamanho da moldura, se é de madeira ou gesso, tipo de tela – tecido, papel -, se a pintura é colorida, quais cores contém, que desenho foi feito, etc. O sentido da pintura, porém, vem sempre e só do Senhor.

Fica também meu conselho: sempre anote tudo o que está relacionado à sua vida de fé. Mantenha um caderno separado para isso, no qual estão anotadas as razões para suas orações, seus sonhos, suas visões, suas impressões (intuição) sobre alguma coisa, enfim, o que lhe parecer importante na caminhada de fé com o Senhor. É muito bom anotar para conferir depois, para ver se estávamos certos, se erramos e onde erramos, o que o Senhor corrigiu, como nos orientou, enfim, uma espécie de avaliação constante da nossa caminhada com Ele. Tais anotações poderão servir para nossos descendentes, que entenderão como vivemos e como poderão se desviar dos erros que nós cometemos, pois são da mesma linhagem familiar.

E não menos importante – temos que ser honestos conosco mesmos quando escrevemos: quem mente para si mesmo está tentando mentir para Deus também. Ao buscarmos a verdade estamos nos conhecendo melhor e agindo conforme diz Paulo: Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma do pão e beba do cálice. – 1Co.11:28. E, ao fazer isso, faça da melhor forma que puder: não rabisque coisas sem sentido, sem pontuação, sem o menor zelo com a gramática, sem data nem indicação de lugar. Lembre-se que você vai ler depois e pode não entender o que escreveu. Se assim for, de nada adiantou o trabalho feito. E também, pense nos que virão depois de você: podem não conseguir entender o que você quis dizer ou até entender errado, o que é pior. Se não consegue escrever direito, hoje temos muitas ferramentas à disposição para gravarmos nossa voz. Faça isso e guarde em local seguro. Com o tempo você verá quão útil foi o trabalho realizado. Afinal, as Escrituras foram escritas com essa mesma intenção.

Prezados leitores: podem deixar suas mensagens, porém, não mais responderei interpretação de sonhos porque o Senhor não me chamou para isso, e não quero desobedecer essa ordem Dele. Assim, havendo alguma dúvida ou comentário que não seja um pedido de interpretação de sonho, fique à vontade para escrever. Não garanto que responderei a todos, porque isso exige tempo e, como trabalho no campo, nem sempre tenho condições para vencer o cansaço no tempo que tenho. Deus os abençoe!