Entenda seus sonhos – texto completo

Os textos que seguem foram traduzidos e adaptados por mim da apostila de sonhos do curso do profeta John Paul Jackson. A maioria das notas foi acrescentada por mim para completar o pensamento que, conforme nossa cultura e linguagem, passa a ter melhor sentido.

Quero lembrar antecipadamente que a real e definitiva interpretação dos sonhos vem do Espírito Santo do Senhor e não de nossa própria vontade e raciocínio. As ferramentas explicadas nos textos seguintes servirão para observarmos a moldura do quadro, detalhes do acabamento, cores usadas e como foi fixado na parede do nosso coração. O sentido real da pintura não é possível dar sem a palavra final de Deus. Vamos em frente.

Entendendo seus sonhos

Sonhos sempre foram motivo da atenção de diversos povos desde a antiguidade, e hoje tomam especial espaço entre os adeptos do neo-paganismo, especialmente entre adeptos da Nova Era e filosofias orientais. Foram também a menina dos olhos do criador da Psicanálise, Sigmund Freud. Para psicanalistas e psicólogos, os sonhos vêm do interior do homem, são produção da mente e refletem assuntos que o homem mantém escondidos nos recônditos da memória.

Os sonhos fazem parte das Escrituras e são apresentados como tendo três origens: da alma humana, do reino das trevas e de Deus. Cada origem nos apresenta sonhos com características simbólicas que podem ser compreendidas pela mente racional. Porém, racionalizar o simbolismo dos sonhos é como observar o quadro A Monalisa, de Leonardo Da Vinci, e concluir que, pela moldura, o artista devia ser um exímio marceneiro. Podemos entender o esboço do sonho mas sua real interpretação não é alcançada pela mente racional, que é linear e não abarca de uma vez toda a dimensão simbólica do espírito humano. O sonho é basicamente uma linguagem do espírito do homem e a interpretação verdadeira dos sonhos vem do Senhor – Gn.40:8.

Este brevíssimo trabalho vem para facilitar a compreensão inicial de algo que os cristãos precisam saber com segurança para enfrentarem o período de juízos que se avizinham. Vários profetas têm anunciado que o Senhor está para disciplinar sua Igreja[1], que se tem desviado da Luz misturando doutrinas de homens e demônios à Sua Palavra. Contudo, o Senhor também tem avisado aos de coração reto, que andam com Ele em verdade e amor, que receberão instruções para serem verdadeiramente Luz do Mundo e Sal da Terra, criando e inovando em meio à tempestade com instruções que vêm diretamente do Criador. Veja que Jacó sonhou com as varas descascadas e alcançou vitória sobre as maquinações de Labão:

E sucedeu que, ao tempo em que o rebanho concebia, eu levantei os meus olhos e vi em sonhos, e eis que os bodes, que cobriam as ovelhas, eram listrados, salpicados e malhados. E disse-me o anjo de Deus em sonhos: Jacó! E eu disse: Eis-me aqui. E disse ele: Levanta agora os teus olhos e vê todos os bodes que cobrem o rebanho, que são listrados, salpicados e malhados; porque tenho visto tudo o que Labão te fez. Eu sou o Deus de Betel, onde tens ungido uma coluna, onde me fizeste um voto; levanta-te agora, sai-te desta terra e torna-te à terra da tua parentela.” (Gn 31:10-13).

Assim, espero contribuir para com aqueles que amam verdadeiramente o Senhor e andam segundo a sua palavra, que não só entendam como Deus fala conosco mas o que ele quer que façamos nesses dias de juízo e disciplina.

[1] Pesquise John Paul Jackson na internet, com especial atenção para “The Perfect Storm” (A tempestade perfeita), quando ele explica as visões e revelações do Senhor para os nossos tempos.

Desenvolva respeito saudável por sonhos

Deus fala sempre, e aqueles com coração tenro e ensinável têm o privilégio de ouvir sua voz. Deus é sobrenatural e se comunica com seu povo por todos os meios, inclusive os sobrenaturais. A Escritura:

  • menciona anjos mais de 300 vezes;
  • se refere a sonhos e visões mais de 200 vezes;
  • há pouca diferença entre sonho e visão na língua e na cultura hebraicas. Ambos são considerados modos que Deus escolhe para falar à humanidade.

E disse: Ouvi agora as minhas palavras; se entre vós houver profeta, eu, o SENHOR, em visão[1] a ele me farei conhecer, ou em sonhos falarei com ele. (Nm 12:6).

Cultura Judaica – Sonhos espirituais tinham o valor de um encontro real com Deus. Os judeus, ao se deitar, tinham o costume de incluir o convite para que Deus falasse com eles em sonhos. Visitação de anjos, sonhos, visões ou mesmo profecia eram considerados comunicação sobrenatural com Deus.

Referências na Escritura

Ao final você encontrará diversas referências a sonhos e visões presentes nas Escrituras. Para se ter uma idéia de como o Senhor fala em sonhos com os homens, lembre-se de José, o pai terreno de Jesus. Ele teve, no mínimo, quatro sonhos nos quais Deus o orientou para escapar da perseguição e cumprir as profecias a respeito do Messias. Mas será que Deus fala em sonhos com todos os homens?

Sim, Deus fala com todos, indistintamente. A diferença ocorre em nós: quem ouve e quem não ouve, e até mesmo em quem ouve e não entende, e nem busca entender. Até a mulher de Pilatos teve um sonho a respeito de Jesus:

E, estando ele assentado no tribunal, sua mulher mandou-lhe dizer: Não entres na questão desse justo, porque num sonho muito sofri por causa dele.” (Mt 27:19).

Descrentes

  • Abimeleque – Gn.20
  • Copeiro e padeiro de Faraó – Gn.40:15
  • O próprio Faraó – Gn.41: 1-5
  • Soldado do exército midianita – Jz.7:13-14
  • Nabucodonosor – Dn.2:1 e 4:36
  • Sábios do Oriente – Mt.2:12

Crianças

Samuel – I Sm.3

Na história depois de Cristo

Os primeiros historiadores e teólogos – Justino Mártir, Irineu – bispo de Lyon, Clemente de Alexandria, Tertuliano, Agostinho, Tomás de Aquino, John Newton (compositor da canção Amazing Grace – Graça Extraordinária), para nomear uns poucos. Deus está sempre falando à humanidade, testificando de sua presença e amor. Sonhos são apenas um dos modos que ele escolhe para falar aos perdidos e ao mundo que está morrendo.


[1] Deus sempre se revela a si mesmo através de mensagens claras, sem simbolismos.

Entenda seus sonhos

A Origem dos Sonhos.

Nossos sonhos podem vir de uma dessas três fontes:

  1. Dos principados satânicos
    • Sonhos escurecidos, embaçados – Ânimo e disposição em baixa, depressão, melancolia, as coisas estão fora de ordem, algo não está bem definido e ainda parece errado ou fora de centro. Sonhos escurecidos, embaçados, com cores apagadas, sem brilho, pálidas. Cores como preto, cinza e verde pálido são abundantes nesse tipo de sonho.
    • Medo ou pânico – Pesadelos, em sua maioria, especialmente pesadelos infantis estão nesta categoria. Primeiramente repreenda o autor do sonho – e até o sonho mesmo – e invoque o nome do Senhor e sua presença. Se os sonhos persistirem, você deve perguntar ao Senhor qual a razão da repetição. Geralmente, em tais casos, há algo a ver com maldades cometidas por nossos ancestrais que estão influenciando a vida da criança numa linhagem hereditária[1]. Nós não recebemos apenas o material genético dos nossos antepassados, recebemos também as influências espirituais deles e nossos descendentes também as percebem em nós. A boa notícia é que podemos – e devemos – rejeitar toda e qualquer influência que venha deles, pois temos o Livre Arbítrio 24/7 (24h/dia; 7 dias/semana). Não é tão simples quanto parece, mas, uma fez entendidas e rejeitadas, nossos descendentes estarão livres delas – Ex.20:6.
      • Crianças – Equipe seus filhos com ferramentas espirituais das Escrituras. Ensine-os a repreender Satanás e seus anjos malignos desde a mais tenra idade em nome de Jesus Cristo. Que saibam a Palavra de Deus para repeti-la aos espíritos malignos que as podem atormentar. Elas podem até retornar a um sonho e derrotar o inimigo ali mesmo.

NOTA: As crianças têm privilégios espirituais com Cristo que os adultos fizeram questão de deixar de lado – Lc.18:17. A nossa mente racional procura tomar a atenção e, por ser limitada e linear, não consegue entender a infinita dimensão do espírito que as crianças entendem muito bem desde a concepção[2]. Os anjos que acompanham as crianças vêem a face de Deus todo o tempo – Mt.18:10. Com amor, faça com que aprendam as porções da Escritura que tratam do assunto, para que se sintam seguras e aprendam a invocar o nome do Senhor desde a mais tenra idade, principalmente depois que se sabe estar uma nova vida a caminho. Desde o ventre materno as crianças aprendem espiritualmente e sentem-se muito felizes por saberem que seus pais também amam a Luz que as criou e as ensina a fazer o mesmo. Você verá resultados maravilhosos depois que nascerem, e pela vida afora.

  • Sonhos fraudulentos e enganosos – Tais sonhos criam imagens, impressões e pensamentos que afastam nossas mentes de Deus e de sua verdade absoluta. Transformam Luz em trevas, mudam o certo em errado, a ordem em caos, confundem e embaralham os pensamentos. Áreas comuns de ataque são: doutrina, sexualidade, finanças, relacionamentos, escolhas na vida e carreira profissional, e até mesmo áreas envolvendo a própria identidade – a pessoa pensa que é uma coisa mas é outra, como homossexuais[3], p.ex.

IMPORTANTE: Se você tem participado de atividades pecaminosas enquanto sonha é fundamental que você não se identifique com aqueles pecados, como se dissesse “eu sou isso mesmo”. Se puder fazer isso enquanto sonha, faça; se não, faça assim que acordar. Ore para separar a identidade do sonho da identidade real. Observe que haverá sempre “dois eus” nessa questão. Fique sempre com aquele que foi lavado pelo sangue de Jesus, que anda na Luz e não nas trevas. O inimigo usa sonhos enganosos para tentar você, fazendo-o concordar com ele a respeito de quem você é. Por exemplo: se um menino entende que seu pai é mau e quer ser como a mãe, tenderá à homossexualidade (ainda que o pai seja bom ele pode entender errado pois também nasce sob o peso do pecado). Assim que Satanás percebe esse condicionamento espiritual, dará sonhos no sentido de arrastar o menino para mais longe da identidade real dada por Deus. Satanás está sempre tentando vencer você, fazendo-o pensar que não tem mais jeito, que está em trevas eternamente e que nenhuma mudança pode ser feita em sua vida. Não aceite essa mentira e não concorde com ele, jamais!!

ENTRE EM GUERRA – COMBATA – Rejeite o sonho através de oração. É bem possível que você já tenha feito isso enquanto sonhava. Caso ainda não tenha feito, assuma que você não é “aquilo” que Satanás quer que você seja, mas que você é quem Deus diz que é: nascido de novo, justo, limpo pelo sacrifício de Cristo e vivo pela sua ressurreição; você não está em trevas, mas na Luz do Senhor[4].

Como o maligno fala – a voz do mal

  • Acusativa
  • Viola ou distorce a Palavra de Deus
  • Conduz pessoas para longe do Salvador
  • Procura arrastar as pessoas para longe da justificação e da justiça que há em Cristo
  • É frustrante, enganosa, sempre apela para a carne com suas paixões e desejos desenfreados
  • Traz morte e destruição, ainda que se pareça belo e formoso no sonho
  • Provoca aflição e medo

NOTA: O medo é semelhante à fé, só que em sentido contrário – a certeza aponta para a direção oposta à da fé. Você reforça o que você teme – Jó 3:25. Observe que temer a Deus tem a mesma conotação: se você teme a Deus, reforça a presença Dele em você, porque teme se ver longe dele – este é o sentido de temer a Deus. Satanás não teme mais a Deus porque já está separado de Deus. A expressão “não temas” está presente 57 vezes na Escritura[5].

  1. Do homem natural

Sonhos do corpo – Geralmente refletem algum aspecto da condição física de uma pessoa, mostram realidades físicas. Sonhar que está doente ou que está ficando doente. Uma pessoa deprimida pode ter sonhos que expressem seu estado mental. Uma mulher pode sonhar que está grávida: se teve contatos sexuais há pouco tempo é bem provável que esteja pois o novo ser foi gerado no dia da concepção e a mãe é sensível em seu espírito.

Sonhos “químicos” – Também chamados de sonhos hormonais, podem resultar de alterações químicas devido a medicamentos, substâncias psicoativas ou mesmo alguma enfermidade que altere os hormônios do corpo como hiper ou hipotireoidismo, hipo ou hiperglicemia são capazes de alterar o estado físico provocando esse tipo de sonho. Contudo, também podem indicar algum tipo de aviso.

Da alma

Tais sonhos refletem nossas necessidades e desejos pessoais. Podem tanto refletir desejos carnais quanto necessidades espirituais tais como santificação e arrependimento. O homem tem em si os parâmetros divinos para reger sua vida, e quando não se orienta por eles termina por sentir algo que o avisa do desvio, o que provoca sonhos de aviso. Nesses casos é a própria pessoa sentindo o que deixou de fazer corretamente ou que fez algo contrário às leis divinas dentro dela. Tais sonhos são de grande valor pois nos mostram coisas que dificilmente perceberíamos quando acordados. Quanto mais espiritualmente madura é uma pessoa, menos sonhos desse tipo terá.

A voz da carne – Busca a si mesmo numa auto procura. Promove uma agenda pessoal sem se importar com as coisas de Deus. Auto exaltação, porém, cheio de insegurança e receios. Seja cuidadoso e não descarte um sonho arrastando-o para a categoria de sonho da alma apenas porque você não o entendeu corretamente ou se parece estranho e desajustado à sua vida espiritual. Muitas vezes o Senhor está falando algo, mas, devido à falta de discernimento e compreensão descarta-se o sonho e não se dá a devida atenção que ele merece. Sempre leve seus sonhos estranhos ao Senhor com coração e ouvidos abertos.

OBS: A falta de compreensão pode vir de diversos fatores.

  • Cristãos recém-convertidos ou em crescimento espiritual;
  • Cristãos relapsos na fé;
  • Os que se fecham em ensinos inseguros diante da Palavra por receio de estarem seguindo algo enganoso. Os dois últimos denotam falta de maturidade espiritual, o quê não está vinculado a idade cronológica.
  • De Deus
  • Justos
  • Amorosos
  • Tratam de salvação
  • Recheados de humildade
  • Têm autoridade
  • Sem condenação
  • Verdadeiros e confiáveis
  • Concordam com as Escrituras
  • Trazem vida, restauram quem sonha (ainda que sejam avisos ou repreensões para correção), estabelecem segurança.

 

CRIADOS PARA OUVIR A VOZ DE DEUS

[1] “Nosso pais pecaram e já não estão; nós carregamos suas maldades” – Lamentações 5:7. Por mais que alguns cristãos resistam à idéia de que existem influências ancestrais nos vivos, elas estão presentes em todos os cantos da Escritura, inclusive anunciadas pelo próprio Deus, Ex.20:5. Se assim não fosse, o pecado não passaria de geração em geração. Mesmo assim, Deus proibiu o homem de consultar os que já deixaram a carne (Dt.18:9 e ss). Sofrer influência é uma estrada de lá para cá; consultar é uma estrada daqui para lá. E, se Deus proibiu a consulta é porque ela é possível. Seria até irracional Deus proibir alguém de atravessar paredes de concreto, pois é impossível. Veja mais na seção sobre Ancestrais (em andamento nesta data).

[2] Há uma terapia criada por uma psicóloga cristã que trata dos problemas espirituais do homem – veja no apêndice (ainda não terminado) Terapia ADI-TIP. Os testemunhos dos pacientes – mais de 150.000 – comprovam que estamos presentes no ato da concepção, quando nos percebemos vindos de uma Luz que nos cria naquele exato instante (Jo.1:9). E nunca houve uma só exceção quanto a essa verdade universal em pacientes de várias origens, culturas e religiões, ateus inclusive. Somos únicos, irrepetíveis, não reencarnamos pois nascemos do plano feito por Deus para termos nosso corpo espiritual semelhante ao nosso corpo físico, originado de um único óvulo e de um único espermatozóide os quais jamais existiram antes nem existirão depois de nós.

[3] Importante: Nem sempre homossexualidade está ligada a demônios, mas a condicionamentos da própria pessoa feitos a partir de decisões erradas ainda na fase de útero materno. Os demônios podem vir depois. Vide Terapia ADI-TIP – ainda não terminada até esta data.

[4] Assim que você compreender como chegamos ao mundo, entenderá quem é e como Deus ama cada criatura que planejou desde a eternidade. Não desista de ser quem Deus diz que você é: há um homem velho que precisa morrer pois já está destruído pelo pecado. Assuma a identidade do homem novo, feito à imagem de Cristo, iluminado portanto. Em sonho ou em visão, ao se ver manchado, sujo ou destruído, sempre procure olhar atrás de você – encontrará o homem novo que Satanás procura esconder apresentando uma imagem horrível de você para você mesmo.

[5] Tradução João Ferreira de Almeida – Corrigida e Fiel ao texto original – http://www.blasterbit.com

CRIADOS PARA OUVIR A VOZ DE DEUS

Fomos criados para sermos amigos de Deus e andarmos em comunhão com Ele. Deus anseia por ter intimidade conosco. Seu coração é cheio de amor e está di-recionado a nós. Somos amados dele e ele é a quem amamos no mais íntimo do nosso ser. Desde o princípio, o plano de Deus era – e ainda é – que andássemos em íntimo relacionamento com Ele.

VOCÊ FOI CRIADO PARA OUVIR A VOZ DE DEUS
E VIVENCIAR SUA PRESENÇA

Na verdade, na verdade vos digo que aquele que não entra pela porta no curral das ovelhas, mas sobe por outra parte, é ladrão e salteador. Aquele, porém, que entra pela porta é o pastor das ovelhas. A este o porteiro abre, e as ovelhas ouvem a sua voz, e chama pelo nome às suas ovelhas, e as traz para fora. E, quando tira para fora as suas ovelhas, vai adiante delas, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz. Mas de modo nenhum seguirão o estranho, antes fugirão dele, porque não conhecem a voz dos estranhos. Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido. Assim como o Pai me conhece a mim, também eu conheço o Pai, e dou a minha vida pelas ovelhas. (Jo.10:1-5 e 14,15).

Observe as características da vivência Pastor/Ovelha:
• Ovelha e pastor reconhecem-se pela voz porque gastam muito tempo juntos;
• O pastor sempre tem o melhor interesse da ovelha em mente;
• Ovelhas são frágeis e precisam de cuidado;
• Ovelhas precisam de supervisão;
• O pastor vive para as ovelhas dia e noite;
• O pastor mantém as ovelhas a salvo de predadores;
• O pastor conduz as ovelhas a boa água e bons pastos.

SONHOS ESPIRITUAIS BÍBLICOS

1. Mensagens simples ¬– Não necessitam de interpretação; são diretos e se auto interpretam. Ex: Mateus caps. 1 e 2. José entendeu perfeitamente o que deveria fazer sem necessidade de interpretação.
2. Sonhos simbólicos simples – Via de regra, sonhos são cheios de símbolos, e estes contém poucos símbolos, e mais simples para serem compreendi-dos. O Senhor preparou nosso espírito para compreender símbolos, pará-bolas, metáforas e analogias. Deus é poeta e pintor! Ele usa imaginação criativa e sua linguagem metafórica para pintar sua beleza em nossas mentes e corações.

NOTA: Símbolos são representações de objetos, de pensamentos, de emoções e até de outros símbolos. Um único símbolo pode representar uma enorme quan-tidade de camadas de sentido em diversas dimensões. Ex: Espada do Espírito – significa o conjunto de toda a revelação e mais o que o Senhor diz em situações específicas. Um símbolo explica de uma só vez o que pode exigir grande quanti-dade de palavras, as quais nem sempre conseguem reproduzir fielmente o sen-tido que o símbolo tem em nosso espírito. Nossa mente natural – racional e linear – não consegue captar todas as camadas de sentido em um símbolo de uma só vez: ela depende de tempo para assimilar passo a passo a seqüência de cada camada, às vezes deixando de lado a profundidade de uma ou mais camadas, bem como suas dimensões. Veja um exemplo de sonho simbólico simples: Gn.20. Assim que foi contado o sonho, toda a família de Jacó entendeu o que José dizia, e ficaram indignados; seus irmãos queriam matá-lo. O sonho continha apenas objetos como sol, lua e estrelas, mas a profundidade da circunstância expressa no sonho não foi percebida pelo espírito das pessoas da família de Jacó. O outro sonho apresentou apenas objetos como feixes de trigo que se dobravam diante de José. A mente natural comparou a atitude de José com arrogância; espiritualmente não perceberam o alcance do que estava para acontecer no futuro não muito distante: a fome que os levaria ao Egito para comprar comida das mãos de José. Observe o interlúdio não mostrado no sonho: José é vendido pelos irmãos, demonstra talentos de administração, cai numa cilada pela mulher de Potifar, é preso, interpreta sonhos do copeiro e do padeiro e chega ao Faraó, dizendo a ele o que deveria fazer, ação que permitiu ao Egito ter comida para alimentar a família de Jacó posteriormente. Sonhos simples, às vezes, deixam algum espaço vazio, principalmente quando são proféticos. Se Deus tivesse revelado tudo a José antecipadamente, muita coisa não aconteceria ou aconteceria de forma totalmente adversa. Deus nem sempre revela tudo de uma só vez para evitar problemas para nós – Ex.23:29.

3. Sonhos simbólicos complexos – Esse tipo de sonho requer maturidade espiritual e entendimento de revelação. Para algumas pessoas pode ser necessário buscar alguém que tenha esse entendimento até que a matu-ridade pessoal chegue a nível adequado – Ef.1:17. De qualquer forma, o Senhor está ensinando algo através de sonhos. Geralmente os profetas têm dotação espiritual para interpretar sonhos complexos, pois faz parte do ministério do profeta, que é diferente do dom de profecia. Veja o que diz Paulo: “Porque todos podeis profetizar…” – 1Co.14:31, mas nem todos são profetas assim como nem todos que profetizam podem interpretar sonhos complexos. Há diferença entre o ministério do profeta e o dom de profecia: este é esporádico e geralmente serve para auxiliar a igreja local, pessoas próximas. O ministério do profeta é de amplo alcance e exige muito maior responsabilidade, porque o profeta ouve diretamente da boca de Deus o que tem que falar, e não precisa interpretar– Ex.7:1. Quanto maior a clareza da mensagem, mais se exige de quem a recebe.
a. Deus é todo intimidade. Ele usará sonhos para puxar você para mais perto dele, provocando anseio para buscá-lo.
b. Deus deseja que você o compreenda. O Senhor é o doador e o in-terpretador dos sonhos.
c. Daniel e o sonho de Nabucodonosor – Dn.2. Foi um sonho simbólico complexo que requeria divina e sobrenatural interpretação. Os adivinhos de Babilônia nem sequer tentaram um esboço de interpretação para não perderem o próprio pescoço diante do rei.

Respondeu o rei a Daniel, e disse: Certamente o vosso Deus é Deus dos deuses, e o Senhor dos reis e revelador de mistérios, pois pudeste revelar este mistério. – Dn.2:47.

d. Um sonho complexo e difícil é um convite para encontrar-se com Deus, o Senhor de todos os mistérios.
e. Os mistérios de Deus não estão ocultados por sua causa – estão escondidos de você e em seu favor. A glória dos reis está em desvendar o que Deus escondeu.

Mas falamos a sabedoria de Deus, oculta em mistério, a qual Deus ordenou antes dos séculos para nossa glória; a qual nenhum dos príncipes deste mundo conheceu; porque, se a conhecessem, nunca crucificariam ao Senhor da glória. Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam. Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus. Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus. Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus. – 1Co.2:7-12.

CATEGORIAS DE SONHOS ESPIRITUAIS

A comunicação de Deus com os homens é comunicativa além do que naturalmente compreendemos, e mais distante de encontrarmos seu alcance imediato do que podemos entender. Ele pode alcançar cada parte de nossa vida através do sentido dos sonhos, se assim o quiser. Não há limite para a criatividade de Deus. Os sonhos podem ser:

  • Destino, chamamento
  • Edificação, exortação
  • Revelação da Escritura (universal) ou para assuntos particulares
  • Conforto
  • Correção
  • Direção
  • Aviso
  • Instrução
  • Purificação
  • Condição: revela o estado do coração e como estamos diante de Deus
  • Batalha espiritual
  • Criatividade e inovação – novos modos de fazer as coisas, soluções para problemas complexos
  • Partilhar algo
  • Intercessão
  • Cura
  • Coragem e força
  • Revelação: palavras de conhecimento, entendimento e compreensão profética.

PASSOS PARA INTERPRETAÇÃO DE SONHOS

Na verdade nós não interpretamos os sonhos completamente, pois a interpretação correta vem de Deus pelo Espírito Santo. Porém, nós conseguimos fazer um rascunho que muito nos auxiliará quando a interpretação vier por completo. Antes de mais nada é importante salientar que os sonhos tratam primeiramente de você mesmo. Não caia na armadilha de sonhar com alguém e interpretar imediatamente o sonho como se fosse algo para essa pessoa. Ou mesmo interpretar o sonho de alguém por seus próprios critérios pessoais: você pode perder a mensagem principal de Deus para a pessoa que sonhou, e isso não é nada bom.

Quando interpretar seus próprios sonhos é sábio, primeiro, perguntar a Deus como o sonho se aplica a você antes de tentar aplicá-lo a outros, ainda que essa pessoa tenha aparecido em seu sonho. Também podemos classificar os sonhos como:

EXTERIORES – São sonhos que se referem a eventos externos ou a outras pesso-as. Quando se referem a você, falam mais da sua vida pessoal em relação a famí-lia, emprego e tudo o mais que se relacione com você fora de você. Por isso mesmo pode se relacionar a outras pessoas. Neste caso, haverá uma indicação mais clara sobre a pessoa com quem você deve falar. Em caso de dúvida, peça orientação ao Espírito Santo, sempre. Muitas vezes aparecem pessoas conhecidas nos sonhos mas não há nada claro sobre o que devemos falar a elas; então, ore por elas. Muitas vezes, durante a oração, o Espírito Santo revela o sentido do sonho por completo, pois a intenção de Deus era que você orasse mesmo. Quando os sonhos se referem à sua esfera de influência, quanto maior sua autoridade nessa área é possível que mais sonhos desse tipo você tenha.

COMEÇANDO A INTERPRETAR – PASSO A PASSO

Antes de mais nada, escreva o sonho com todos os detalhes de que conseguir se lembrar. Em seguida:
• Reduza o sonho à sua forma mais simples. Em sonhos extensos convém simplificar cena por cena. Não chega a ser um resumo, mas a busca da idéia principal;
• O contexto determina a interpretação posterior, bem como a emoção vivenciada – positiva ou negativa;
• Observe qualquer série de repetições, se houver. Sonhos consecutivos numa mesma noite freqüentemente tratam do mesmo assunto;
• Sonhos repetidos nos são dados para nos tornar ansiosos por Deus, para buscarmos a interpretação que só Ele nos dá. Alguma inquie-tação nos leva a mais intimidade com Deus;
• Sonhos repetidos podem ser dados por Deus para adicionar clareza a uma matéria que é para ser compreendida por nós. Nota: Maior clareza significa maior responsabilidade em obedecer.
• Sonhos recorrentes podem significar que a questão já foi decidida por Deus e ele fará com que se concretize, ou fará com que algo tenha fim – Gn.41:32.

4. QUESTÕES BÁSICAS PARA ANÁLISE DE SONHOS
a. Onde você está no sonho?
b. Você está só observando?
c. Você participa ativamente?
d. Você é – ou está – no foco?
e. A respeito de quem é o sonho?
f. Quais pessoas estão no sonho? (às vezes o número importa);
g. Qual sinal (marca característica, chamado, profissão, ocupação) a pessoa representa para você?
h. O que o nome da pessoa – se for conhecido – significa para você?
i. Qual a relação dela – ou delas – para com você?
j. Há cores no sonho? Quais? Como elas se apresentam para você? Vivas, embaçadas, acinzentadas?
k. Aparecem números? Há coisas que se podem contar? (as sete vacas e as sete espigas do sonho do Faraó; os 3 cestos e os 3 ramos do sonho do copeiro e do padeiro do Faraó);
l. Quais os primeiros pensamentos a respeito do que se passou no sonho?
m. Observe se há alguma pessoa com uma vestimenta característica, ou se fala com sotaque (acento) diferente, ou mesmo outra língua que você não conhece (mas pode estar entendendo perfeitamente no sonho) – tais sonhos podem indicar um chamado para atuar em algum lugar que tenha tais características. At.16:9
n. Faça mais perguntas e esquadrinhe o sonho.

5. ANOTE SEUS SONHOS
a. Ao externar seus sonhos você está empregando seu esforço pessoal para administrar o que Deus tem lhe dado. Administrar o que Deus lhe dá é o melhor caminho para trazer crescimento espiritual à sua vida;
b. Ao escrever, você também demonstra que se importa com o que Ele lhe dá;
c. A simples disciplina de escrever seus sonhos ajudará a trazer com-preensão a respeito deles.

NOTA: Anotar tudo o que se recebe de Deus é um hábito que auxilia na compre-ensão do sentido que Deus dá às nossas vidas, e servirá aos nossos descenden-tes, que poderão conhecer como era a vida espiritual de seus ancestrais e a companhia do Senhor neles e em você. Sendo sinceros nas anotações, seus descendentes saberão se há alguma influência negativa de você na vida deles, e poderão agir para eliminá-la. É nossa história de fé para as gerações futuras – “Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios.” (Sl.90:12)

DICAS DE ANOTAÇÕES
1. Coloque data e lugar onde recebeu o sonho ou algo de Deus;
2. Inclua tantos detalhes quantos puder se lembrar, principalmente quando se tratar de sonhos proféticos;
3. Escreva todas as possíveis interpretações que conseguir por você mesmo. Depois, consulte o Espírito Santo para saber a real interpretação do so-nho .
4. Anote suas perguntas sobre o sonho. Ex: Por que o carro era verde? Por que minha mãe estava no sonho ?
5. Para finalizar, dê um título ao sonho. Ao dar um título que trate do assun-to do sonho, você estará a um passo de entender o sentido do sonho. Muitas vezes o Espírito Santo dará a interpretação nessa etapa.

NOTA: Deus pode dar a interpretação completa de um sonho de uma só vez, como se fosse uma ‘carimbada’ em seu espírito. A isso dá-se o nome de intuição, que não é exatamente o termo correto, mas serve como explicação no momen-to. Em seguida, você terá que decodificar a interpretação e passá-la para o papel, com tudo o que recebeu de Deus. Repasse mentalmente – ou falando mes-mo – tudo o que entendeu da interpretação dada pelo Senhor. Peça ao Espírito que traga à sua memória tudo o que é realmente importante.

O caráter e a personalidade de Deus são complexos e multifacetados. É impor-tante compreender que o Senhor se mostrará a nós de modos únicos para reve-lar certos aspectos de Seu ser. Se não entendermos isso, podemos perder nossos encontros com o Senhor em nossos sonhos. É possível para o Senhor se mostrar a nós de uma forma que nunca imaginamos. Veja Lc.24:13 a 32. Precisamos que o Espírito Santo abra nossos olhos para podermos ver o Senhor.

COMO DEUS APARECE EM SONHOS

I. PAI
o Pai terreno
o Figuras protetoras (policiais, oficiais, juízes, etc)
o Homem rico
o Pai espiritual, líder
II. Jesus
o Noivo (às vezes como marido)
o Salvador, que faz resgates, alguém que intervém para trazer você à segurança
o Governante
o Pescador
o Carpinteiro
o Pastor de ovelhas
o Guerreiro
o Líder espiritual
o Leão
o Cachorro (não duvide disso – cães são fiéis, amigos, leais, sempre ao seu lado)
o Pastor religioso
o Advogado – defendendo, agindo em seu favor
o Juiz
o Pessoa que demonstra amar você – é um amor diferente, que atrai profundamente.
III. Espírito Santo
o Vento
o Vinho
o Água
o Fogo
o Homem sem face com semblante iluminado
o Conselheiro, avisador
o Guia – alguém que aponta um caminho, uma direção, abre uma porta
o Confortador – traz paz e conforto
o Alguém que distribui presentes – dons espirituais
o Treinador

PALAVRAS PROFÉTICAS

Sonhos do Senhor são uma espécie de palavra profética em muitos casos.
1. Revelação: Quando a mensagem, o sonho, a visão, a imagem ou porção da Escritura é esclarecida. Pouco esforço é exigido para compreender.
2. Interpretação: O que Deus, na verdade, significa? Aqui precisamos pedir ao Espírito Santo que clareie o entendimento sobre qual o significado da revelação dada.
3. Aplicação: O que fazer com a revelação? A aplicação da Palavra de Deus dada é tão importante quanto a revelação ou a interpretação. Nesses casos temos que orar pedindo direção ao Espírito Santo.
4. Proclamação: A quem falar o que se recebeu, se tiver que ser proclamado? NOTA: Às vezes, no sonho ou na comunicação do Senhor já nos é informado a quem devemos nos dirigir levando a mensagem dada por Deus. OBS: Não modifique coisa alguma do que foi dito! Não acrescente sua opinião pessoal na mensagem – faça-o apenas se for pedida alguma orientação e explique que é sua palavra pessoal. Mesmo que alguma palavra dita por Deus pareça ofensiva não tente amaciar o sentido usando outra: Deus disse, então é para ser dito! Não devemos manipular a mensagem para que se conforme ao nosso gosto pessoal.

MORDOMIA – A CHAVE QUE APERFEIÇOA O SONHADOR

A boa administração é a chave para crescimento em cada área de nossa vida. Administrar bem o que você tem é o caminho para receber mais. NOTA: Se você não cuidou do que recebeu, ainda tem a chance de começar agora mesmo. O que deixa de receber cuidado se quebra e para nada mais presta. Seja diferente do administrador infiel: você pode ser dispensado como ele foi. (Mc.4:21-25).

Observe constantemente se alguma área da vida tem algum problema, mesmo que tudo pareça estar em ordem. Pergunte ao Senhor se há algo que Ele gostaria de ver melhorado. O Senhor pode querer que você administre melhor uma área que nada tem a ver com a que você anseia ver em crescimento. NOTA: Essa área pode ser fundamental para que outra área – a que você quer ver em crescimento – cresça em seguida. Normalmente os construtores colocam o telhado apenas depois que a estrutura da casa está pronta com sólida sustentação.

DICAS PARA SE LEMBRAR DE SONHOS

1. Dê um jeito em seu despertador barulhento! Acordar com barulho exces-sivo ou que promova alguma espécie de susto só vai atrapalhar a lem-brança do que você sonhou. Procure algo que toque música clássica, ou melhor ainda, que toque canções suaves de adoração, as quais ajudam a reter o sonho por mais tempo. Peça ao Espírito Santo que o acorde na hora adequada, para poder abandonar o despertador. NOTA: Nosso espírito nunca dorme, e os sonhos ocorrem no espírito. Portanto, você pode educá-lo para que o acorde na hora certa. “Os espíritos dos profetas estão sujeitos aos próprios profetas” – diz Paulo. Observe, também, a hora em que costuma ir dormir. Mesmo em casos excepcionais, com pouco tempo de sono, o Espírito Santo pode lhe dar descanso adequado (Sl.4:8).
2. Estabeleça o hábito de levantar sempre numa hora certa.
3. Muitos sonhos acontecem entre 4 e 5 da manhã. Ao acordar, aprenda a permanecer um tempo em repouso no mesmo lugar. Observe o que so-nhou, tente lembrar do máximo que puder. Deixar para fazer isso depois que escovou os dentes fará seu sonho evaporar da memória. NOTA: Nossa memória espiritual é capaz de se lembrar de absolutamente tudo o que acontece conosco, inclusive dos sonhos que tivemos. Porém, é preciso algum treino para alcançá-la.
4. Enquanto ainda estiver quieto, tentar lembrar partes do sonho que foram importantes pode destravar o sonho inteiro. É comum a memória trazer à tona mais partes do sonho e até o sonho inteiro.
5. Mantenha um caderno e uma caneta perto da cama. Se você acordar logo após o sonho – ou em razão dele – escreva tudo o que puder fazer você se lembrar do sonho a qualquer momento. Algumas pessoas deixam um gravador de voz preparado para o mesmo fim.
6. Desenvolva a habilidade de ter sonhos lúcidos (claros).
a. Sonho lúcido é quando você interage e consegue pensar indepen-dentemente durante o sonho. Você pode acabar interagindo com o Senhor durante um sonho.
b. Faça perguntas, tente mudar os finais – de ruins para bons – peça a interpretação enquanto ainda está dormindo (mas nem tanto…). NOTA: trata-se de disciplina e vontade. Até que se pegue o jeito, peça ao Espírito Santo para lhe ajudar a agir assim. Você pode estar pensando que isso vai atrapalhar o seu sono, mas é o oposto disso. Uma vez que você estará interagindo com o Senhor (nem sempre isso acontece), Ele se encarrega de promover o descanso, muito melhor do que conseguimos sozinhos. (Is.40:31).
c. Quando você participa do sonho desta forma, tende a se lembrar dos detalhes com mais freqüência, porque acordará interagindo com Deus sobre o sonho. NOTA: Sonhos nos colocam diretamente no mundo espiritual: não há barreiras físicas, temporais nem espaciais – estamos aqui e imediatamente estamos lá; vemos alguém e já vemos outros; é dia e é noite como que ao mesmo tempo (isso se chama senso de eternidade – eternidade é a posse plena e simultânea de todos os momentos – Boécio). Quando temos a resposta direta do Senhor sobre o sonho, ou sobre qualquer assunto que ele responda, torna-se muito mais simples nos lembrarmos da instrução – ou revelação – quando acordamos. Anote tudo o quanto antes, e reveja seus sonhos com freqüência. Às vezes a interpretação de um sonho é dada em outro sonho.

DICAS PARA MELHOR RECEBER SONHOS DO SENHOR
Não fique ansioso por receber sonhos. A preocupação pode se sobrepujar à vontade de Deus e ocupar o tempo e o espaço que o Senhor usaria para nos instruir.
1. Peça ao Senhor para falar com você enquanto dorme (esteja preparado para receber instruções do Senhor. Evite ser como aqueles que pedem chuva e mantém a roupa no varal…);
2. Mantenha uma rotina noturna cujo foco esteja no Senhor. Relaxe, leia as Escrituras. (anote as coisas importantes do seu dia, ouça música relaxante, de adoração, suavemente. Passe um tempo num local adequado da casa, onde você possa realizar essas ações com calma e prazer. Sempre que possível, deixe suas tarefas para a luz do dia);
3. Televisão é um instrumento arrebatador de sonhos do Senhor. Evite ir direto da TV para o sono. NOTA: Meu conselho pessoal: abandone a TV! A programação é feita para manter você em estado de ansiedade, preso à tela, mudo, sem interação alguma. Se puder – e tiver como – dê preferência ao rádio com programação cristã de qualidade (pode ser difícil encontrar isso no Brasil). Infelizmente, até as rádios cristãs estão caindo na vala comum da busca por sensações meramente carnais. Fuja disso! Se puder, também, use um aparelho que lhe permita acessar algum bom programa da internet. Há uma infinidade de bons programas na rede.
4. Seja gentil e calmo consigo mesmo ao acordar.
5. Tome um tempo em oração antes de sair da cama. Pergunte ao Senhor sobre a sua noite, se Ele tem algo a dizer. Então, pense um pouco sobre seu sonho. Escreva ou grave tudo o mais rápido que puder. NOTA: Deixando caderno e caneta próximos, anote o que conseguir. Também, antes de se deitar para dormir, anote o que você quer saber, as dúvidas, os problemas e tudo o mais que leva ao Senhor em oração e cuja solução ainda parece obscura e precisa de auxílio do Senhor. Torne seus pedidos conhecidos diante dele e peça instruções. O Senhor é quem decide como vai responder – e quando – mas você começa a se preparar para a resposta desde já (às vezes, conforme nos preparamos para a resposta, indica que já sabemos qual será, ou pelo menos parte dela). Deus quer ter intimidade com você, quer sua amizade e companheirismo. Numere as páginas ou adquira um caderno de atas (com páginas numeradas). Conforme você anota pode ter que fazer referência a alguma outra anotação, e é bem mais simples fazer referência a uma página em especial do que a uma data em meio a tantas sem destaque. Relendo o que você escreveu ao longo do tempo você encontrará mais sentido em sua vida.

TUDO O QUE VOCÊ FAZ POR AMOR AO SENHOR TEM A RECOMPENSA DA PARTE DELE : MAIS INTELIGÊNCIA, MAIS SABEDORIA, MAIS PODER E MAIS AUTORIDADE. ISTO É ANDAR COM DEUS EM COMUNHÃO ÍNTIMA.

COMO DEUS SE COMUNICA COM O HOMEM

O Senhor é especialmente criativo em sua comunicação conosco. Assim, vamos ficar fora das nossas pequenas caixas nas quais nos fechamos a Ele.
– Palavra de Deus: As Escrituras
– Toda revelação e profecia estão perfeitamente alinhadas às Escrituras.
– O Senhor jamais violará sua palavra revelada, mas ele poderá destruir a falsa interpretação da sua palavra.
– Impressões e pensamentos
– Visões
– Figuras, imagens, flashes rápidos em sua mente
– Visões abertas
– Sonhos
– Sonhos quando você dorme
– Sonhos durante o dia
– Através da revelação/experiência de outros
– Em voz audível
– Em voz interior
– Testemunho interior (algumas vezes chamado de intuição)
– Impressões/sensações corporais
– Sensação física ou impressão que é de natureza profética. Ex: Você pode estar orando por alguém e sentir dor ou sofrimento em seu joelho direito – O Senhor está dizendo que você deve orar por esse assunto.
– Impressões emocionais – sentir emoções dadas por Deus por outra pessoa
– Visitação angélica
– Êxtases – At.10 – Pedro
– Experiências no 3º céu – João, Paulo, Ezequiel
– Através de animais – Nm.22 – Balaão
– Através da natureza – observe as parábolas e ensinamentos de Jesus

OS VINTE SONHOS MAIS COMUNS

METÁFORAS – JOGO DE PALAVRAS – E TROCADILHOS

• O Senhor usa jogos de palavras, trocadilhos e palavras definidas para falar em sonhos.
• Aplicar – e entender – jogo de palavras e camadas de sentido requer exato e refinado uso de linguagem que depende de fatores como: pronúncia, sonoridade e definição.
NOTA: Observe que Paulo é quem mais documentos tem escritos na Bíblia. Ele era um intelectual erudito em sua época, o que significa ter investido tempo estudando e aprendendo. Ele pode ter considerado tudo como lixo diante do conhecimento de Cristo – e é incomparável, de fato – mas, em função de ter se exercitado espiritualmente na dedicação ao estudo, era muito mais capacitado para entender o mundo da época e foi muito usado por Deus também por causa disso (Os.4:6).

Amós 8: 1-3 – Ao profeta é mostrado um cesto com frutos de verão (qayis em hebraico). “O Senhor me disse: o fim (qes em hebraico) chegou sobre meu povo Israel”.

Mt. 3:9 – “Deus pode suscitar (fazer crescer) filhos de Abraão destas pedras…” Esse é um jogo de palavras: filho = bem (hebraico); pedra = eben (hebraico).

Em português temos palavras e sentidos semelhantes:
• Maria (nome), amaria (verbo amar no passado imperfeito);
• Pus (verbo por no passado perfeito); pus (líquido que sai do corpo por infecção);
• Amarela (cor); amar ela (mesma sonoridade produzida pelo verbo amar mais pronome pessoal).
• Cacofonia: junção de sílabas com mesma sonoridade:
o Meu coração por ti gela (tigela)
o Meus amores por ti são (tição)
o Já que não posso amar ela (amarela)
o Já nela não penso, não (janela).

NOMES E LUGARES
Muitas vezes o Senhor usa nomes de pessoas que têm significados em sonhos: Ex: Elias. Pode usar nomes de lugares, igualmente, para mostrar algo como o sentido do que era praticado naquele lugar. Ex: Sodoma = violência, promiscuidade.
NOTA: A Escritura está repleta de símbolos mas, em muitos casos, o sentido original foi perdido devido à tradução: nem sempre é possível encontrar objetos, lugares e nomes que expressem a mesma coisa em culturas diferentes, cuja linguagem e sonoridade das palavras forme a mesma imagem mental no leitor. Contudo, Deus usa a cultura e tudo o mais que temos e conhecemos da mesma maneira, e atinge sempre os mesmos objetivos.

SIMBOLOS EM SONHOS

Este é um brevíssimo apanhado do que já foi pesquisado por pessoas e estudado pelo profeta John Paul Jackson. Mesmo que tenham sentido bíblico, não se é capaz de interpretar corretamente qualquer sonho apenas com os símbolos. É necessária a atuação do Espírito Santo para se saber qual a real vontade de Deus para cada sonho e visão. Os símbolos abaixo servem apenas para que possamos entender a moldura quando vemos o quadro. A pintura e o entendimento dela vêm do Senhor. Sempre. Importante, também, lembrar que os sonhos podem evocar sensações positivas e sensações negativas. Um mesmo símbolo pode ter dois significados diferentes dependendo da carga emocional do sonho ou do que aquele símbolo representa para quem sonhou.

ANIMAIS

Objeto Significado
Crocodilos, jacarés antiguidade, mal agiu no passado, perigo, destruição; espírito maligno; fofoca, agressão
Morcego bruxaria, instabilidade, volúvel, medo
Urso julgamento, peso, oposição; um espírito maligno quer algo que você tem; perda econômica, Rússia. Urso Polar – espírito religioso.
Castor criatividade, indústria, diligência, inteligência, geniosidade
Pássaro Símbolo de espíritos, bem ou mal.
Touro Perseguição, Guerra spiritual, oposição, acusação, calúnia, ameaça; incremento econômico.
Camelo resistência, longas jornadas, desajeitado (não gracioso).
Gato vontade própria, não treinável, predador, espírito sujo, encanto sedutor, furtivo, sorrateiro ou enganoso; algo precioso no contexto de um animal de estimação pessoal. Gato preto – bruxaria.
Leopardo rápido, predador, perigoso; ardiloso
Galinha medrosa, covarde, pode significar proteção; fofoca, maternidade; Galo pode significar ostentação, vanglória, orgulho. Pintinhos podem significar ausência de defesa, inocência.
Potro carrega o peso dos outros; teimosia.
Caranguejo difícil de se aproximar.
Corvo (urubu) confusão, franqueza, opera com inveja ou contenda, espírito maligno, ódio, sujeira; Ministro de Deus ou provisão.
Vaca Susbsistência, prosperidade
Veado Graça, rápido, pé firme, ágil, tímido
Cachorro Descrentes, religioso hipócrita (cínico); lealdade, amizade, fidelidade. Pit Bull – ferocidade, espíritos malignos ferozes
Jumento Força, carrega cargas pesadas; negativo – teimoso
Pomba Espírito Santo
Dragão Satanás
Dinossauro Velhas fortalezas, demônios, perigos vindos do passado (maldades hereditárias – Lam.5:7).
Águia Profecia, chamado profético
Elefante Invencível, pele grossa, não facilmente ferido, potente, grande, tem grande impacto, memória prodigiosa, longa prenhez.
Peixe Alma do homem
Raposa Astúcia, homens maus, manhosa, sorrateira, algo que rouba de você.
Sapo Espíritos demoníacos, maldições, bruxaria, luxúria
Bode Pecador, descrente, teimoso, argumentativo (manipulador), sem discernimento, pessoa negativa; ser acusado de algo como ‘bode expiatório’; (+) prosperidade em algumas culturas
Falcão Predador, feiticeiro, espírito mau, uma pessoa que é para guerra
Lebre Rápida, apressada, assustado
Cavalo Força, conquista, guerra espiritual. Cavalo Branco: salvação, resgate, redenção, realeza. Cavalo Preto: feminino, maus tempos, mal. Cavalo Vermelho: perseguição, raiva, perigo, oposição.
Leopardo Rapidez, por vezes associada à vingança; predador, perigo
Leão Jesus, realeza, bravura, confiança; Satanás procurando destruir. Leão da montanha: Satanás, inimigo, predador procurando destruir
Lagosta Difícil de se aproximar
Camundongos Algo pequeno que traz destruição; devorador, maldição, praga, timidez. Ratos: Alimenta-se de lixo ou impurezas, espírito imundo, invasor
Toupeira Cegueira espiritual
Macaco Tolice, vício, desonestidade, algo que se agarra
Polvo Espírito de Jezabel (por causa dos tentáculos)
Boi Mudança lenta, subsistência
Pantera negra Alto nível de bruxaria, atividade demoníaca, trabalhos das trevas
Porcos Ignorância, hipocrisia, descrença religiosa, pessoas sujas, egoístas, glutões, vicioso, vingativo
Guaxinin Travesso, noturno, patife, ladrão, bandido, enganador
Carneiro Sacrifício
Serpente Satanás e espíritos malignos
Ovelha Povo de Deus, inocência, vulnerabilidade, humildade,   submissão, sacrifício
Doninha Situação complicada, imperdoável, amargura, atitude má
Preguiça Lentidão, fácil de ser apanhada, vulnerável
Cobra Engano, mentira, satanás, falta de perdão, amargura. Cobra branca: espírito relgioso, coisas do oculto.
Pardal Pequeno valor mas precioso; vigiado (cuidado) pelo Senhor
Tigre Perigo, ministério poderoso (bom e mal); poder da alma, espírito demoníaco
Tartaruga Lenta, mudanças lentas, estável, velha, velho caminho para fazer alguma coisa
Peru Tolo, desajeitado; ação de graças
Abutre Necrófago, sujo, impuro, uma pessoa má, gananciosa
Fuinha Ímpia, promessas quebradas, informante, fofoqueira, traidora
Baleia Grande impacto de coisas do Espírito Santo; ir profundamente no espírito
Lobo Satanás e o maligno, falsos ministros, falsos mestres, predadores

 

PARTES DO CORPO

Braço Força, fé
Calvície Falta de sabedoria
Barba Maturidade
Dedão (Mão) Sinal apostólico
Indicador Profecia, sinal profético
Médio Sinal evangelístico
Anular Sinal pastoral
Mínimo Sinal de ensino
Cabelo Sabedoria, unção
Mão Relacionamento, cura
Partes do corpo imobilizadas Impedimento espiritual, ataque demoníaco
Nudez (+) pessoa transparente, humildade, inocência; (-) luxúria, tentação na ou da carne
Pescoço (+) apoio ou força (-) dura cerviz, teimosia
Nariz Discernimento
Dentes Sabedoria; compreensão, entendimento
Lateral (do corpo) Relacionamento, amizade
Olho no dente Entendimento revelatório
Dente sábio Habilidade de agir em sabedoria
Coxa

Prédios e Lugares

Anfiteatro Magnificação, ser ouvido por várias pessoas
Atrium (átrio) Luz, crescimento que vem do céu
Loja de autopeças Ministério de restauração, renovação, restauração
Varanda dos fundos História, passado
Galpão, celeiro Lugar de provisão, armazenamento
Castelo Autoridade, Fortaleza, residência real
Armazém Provisão, coisas básicas
Elevador Mudança de posição, subir para o reino espiritual (não é morte); elevação; (-) demissão, processo judicial, apostasia
Fazenda (sítio, chácara) Lugar de provisão
Fundações Questões fundacionais importantes, estabelecimento, estável ou instável (ver contexto), o evangelho, sã doutrina, liderança (governo) na igreja
Varanda da frente Visão, futuro
Garagem Lugar de descanso e refrigério, lugar de proteção, cobertura para ministros ou pessoas.
Jardim O coração de uma pessoa; amor, intimidade, crescimento
Posto de combustíveis Receber poder, reenchimento do Espírito, reforço espiritual
Hall (passagem) Transição que é normalmente direta ou sem desvios
Edifício Chamado para alta espiritualidade ou perspectiva espiritual
Hospital Lugar de cura, unção de cura
Casa (onde se mora) Pessoal, familiar, ministério, igreja
Casa anterior/ onde morava Passado, herança, memória, revendo velhas questões
Comprar ou viver em casa de pessoa conhecida do ministério Deus tem chamado semelhante para sua vida
Sobrado Unção dobrada
Hotel Transição, algo temporário, lugar para relaxar ou receber pessoas
Cadeia, penitenciária Servidão, rebelião, vício
Prisioneiros Almas perdidas, santos perseguidos
Shopping Center Provisão para suas necessidades em um lugar (-) auto-centrado, egoísta, materialista
Trailler (motor-home) Lugar temporário, condição ou relacionamento, movimento fácil, pobreza (ter que morar num trailer)
Montanha Lugar para encontrar-se com o Senhor, obstáculo, dificuldade, desafio, Reino, Nação
Prédio de escritório Tendo coisas realizadas, produtividade
Parque Descanso, paz, lazer; bênção de Deus (-) vadiagem
Escola, sala de aula Treinamento, lugar de ensino, ministério de ensino, unção de ensino
Cabana (favela) Pobreza
Telhado Cobertura espiritual
Estádio Lugar de tremendo impacto
Escada Acima: promoção; Abaixo: demissão, apostasia, fracasso. Portal celestial, crescer ou diminuir no espírito e unção; passos que devem ser dados na vida
Piscina Lugar de refrigério espiritual; um lugar do Espírito de Deus (água); imersão em Deus. Água suja pode indicar sujeira espiritual, corrupção, apostasia
Tenda Lugar temporário de descanso; encontro com Deus
Teatro Ficar à mostra, visível; mostrar alguma coisa; clareza, visão espiritual. (-) luxúria da carne
Janelas Visão, luz que entra, visão espiritual, oportunidade
Zoológico Caos, estranhezas, comoção, lugar muito barulhento, contenda

Vestimentas – Próximo post – parte 8

Entenda seus sonhos – Parte 6

OS VINTE SONHOS MAIS COMUNS

Vários ministérios e organizações têm registrado milhares de sonhos literalmente e, por isso, têm sido capazes de decifrar os sonhos mais comuns que as pessoas têm. A lista abaixo é incompleta e está fora de qualquer ordem. São apenas os vinte sonhos mais comuns que as pessoas contam.

1) Sua própria casa – Este atingiria o “Top 20” entre os mais comuns. A casa, normalmente, representa sua vida. As circunstâncias que tomam lugar na casa refletem atividades específicas em sua vida. Tais sonhos também podem refletir a igreja. Áreas individuais da casa podem representar coisas específicas. Ex: Se aparece o quarto, o sonho pode estar ligado a assunto de intimidade. O banheiro representa uma necessidade de limpeza. A sala da família pode ser uma pista que Deus quer trabalhar os relacionamentos familiares, e assim por diante.
2) Escola – Tais sonhos, em sua maioria, relacionam-se a provas. As provas podem indicar alguma promoção, uma subida de posto. Se você procura a próxima aula (no Brasil você pode estar esperando o outro professor ou procurando uma nova classe), pode indicar que um guia – um auxílio – seja necessário, ou alguma ‘graduação’ pode ocorrer. Se você repete uma aula que já teve antes, pode significar revisão dos erros passados e aprendizado. O 2º grau – ou uma faculdade – pode indicar sua matrícula na escola do Espírito Santo. São inúmeras possibilidades. Algo que interessa: O professor está sempre silente no momento da prova.
3) Veículos e meios de transporte – Geralmente indica um chamado em sua vida. O propósito do veículo é levá-lo de um ponto a outro. Carros, aviões, ônibus, bicicleta, etc., simbolizam os tipos de alcance de ministérios em que você está ou estará, por isso diferentes tipos de veículos. Sempre observe a cor do veículo. Se possível, identifique marca e modelo. Quem está dirigindo – você ou outra pessoa? Se é outra, é pessoa conhecida? É conhecida recente ou do passado? Se a pessoa não tem rosto, pode se referir a alguém que virá no futuro ou que o Espírito Santo é seu guia/motorista. NOTA: Sendo o Espírito Santo, em geral, você sentirá que está alegre e perceberá amor vindo Dele.
4) Tempestades – Tais sonhos indicam avisos: intervenção, batalha espiritual, problemas em algum lugar (se o local for identificável no sonho). Pessoas com dom de discernimento de espíritos sugerem coisas que estão no horizonte, se aproximando. Tempestades violentas, escuras, com sentimento negativo, preocupação, apreensão, indicam ataque satânico e o sonho indica propósito de oração a respeito, intercessão e batalha espiritual. Conforme o contexto e a sensação durante o sonho, pode indicar chuvas de bênçãos iminentes. Que tipo de tempestade é? Tornados, furacões? Tornados geralmente indicam mudanças que estão vindo – boas ou ruins – como podem indicar destruição. NOTA: Em qualquer sonho, se você identifica o lugar onde ocorre a tempestade, ou mesmo um terremoto, é sinal de que algo danoso está para acontecer naquele lugar. Ainda que a tempestade não esteja sobre sua casa ou local de trabalho é sempre um sinal para se proteger ou mesmo sair do lugar, especialmente terremotos. Observe no sonho se você reconhece o lugar por uma placa, uma rua, uma praça, enfim, qualquer coisa que indique com clareza o lugar do evento. O que ‘parece ser’ o lugar mas não está claro para você, geralmente, a tempestade ou terremoto tem outro sentido. Catástrofes em locais seguramente identificados denotam sonhos proféticos. Nesses sonhos é muito importante ter certeza sobre o lugar onde acontece. Lugares desconhecidos podem significar outro assunto.
5) Voar, flutuar, planar – Tais sonhos indicam crescer – ou estar mais alto – acima de problemas e dificuldades. Também indicam elevação a coisas celestiais. Estes são os mais inspiradores e encorajadores tons de sonho. Ao acordar de tais sonhos você se sente enlevado – estimulado – até mesmo inebriado no Espírito Santo. Sonhos ascendentes são usualmente edificantes. Lembre-se: nós estamos assentados com Cristo nos lugares celestiais, acima de todos os principados e potestades e poderes.
6) Estar nu ou exposto – Tais sonhos indicam vulnerabilidade e transparência. Dependendo do contexto, revelam estímulo, medo ou mesmo vergonha. NOTA: 1 – Não costumam significar constrangimento ou impedimento mas costumam arrastar você para mais intimidade com o Senhor, e indicam locais onde mais transparência é requerida. Freqüentemente ocorrem em momentos de transição, nos quais você está sendo ‘desmontado’ a fim de ser ‘remontado’, refeito com mudanças. Veja em Gn.3:21 – o Senhor fez roupas de peles para o primeiro casal. 2 – Um livro apócrifo da criação conta que o Senhor perguntou ao casal qual animal era o mais amável entre os que conheciam, e indicaram o cordeiro. Então o Senhor ordenou que o sacrificassem para que a pele dele fosse usada como vestimenta – o inocente cobriria o culpado.
7) Dentes – Tais sonhos costumam revelar necessidade de sabedoria. Observe a condição dos dentes: quebrados, tortos, faltantes, claros, brilhantes. Você tem boa mordida? É capaz de mastigar bem a comida? Dentes representam sabedoria e é freqüente encontrar quem sonhe que está perdendo os dentes. Isso significa que a pessoa precisará de sabedoria, entendimento, inteligência para usar em algo que está para ‘abocanhar’. O temor do Senhor é o princípio da sabedoria.
8) Relacionamentos passados – Indicam que você está sendo tentado a cair em velhos padrões e modos de pensar. Dependendo de quem é a pessoa no sonho, e o que ela representa para você, esses sonhos podem indicar também necessidade de renovação de antigos desejos e devotada paixão pelas boas coisas da vida. Ver, em sonho, uma pessoa do passado não significa que você renovará seu relacionamento com ela (já pode ter morrido, inclusive). Preste mais atenção ao que ela representa em sua vida – para o bem ou para o mal. A má representação pode indicar aviso divino para que você não seja relapso sobre velhos hábitos que não foram de uma postura mental proveitosa. A boa representação pode significar o desejo de Deus – ou intenção – de restaurar bons tempos que você pensava terem acabado.
9) Morte – Via de regra, esses sonhos não são sobre a pessoa que está no sonho em sentido literal. São simbólicos sobre quem está se distanciando ou saindo de sua vida. O tipo de morte é importante notar. Vigie, observe e ore: sempre procure a ressurreição do outro lado.
10) Nascimento – Da mesma forma esses sonhos quase nunca têm a ver com nascimentos literais. Também são simbólicos, representam algo novo, uma ‘nova estação’, temporada de novos propósitos, novo destino vindo à sua vida. Se um nome é dado à criança – preste atenção – pode indicar uma nova temporada de propósitos de Deus que está nascendo. Há exceções, mas as circunstâncias na vida diária indicarão o que é mais evidente. Um nascimento real pode estar sendo comunicado.
11) Lavando-se, limpando-se – O sentido amplo desse tipo de sonho é bem evidente: limpeza. Algo em sua vida está – ou estará – sendo fortemente lavado. São sonhos bons,via de regra. Aprecie a chuveirada de amor e misericórdia da parte de Deus e fique limpo da sujeira do mundo e de seus caminhos. Aplique o perfume de Cristo e exale seu aroma nos novos dias.
12) Queda – Bem comuns, revelam certo medo de perder o controle sobre alguma área de sua vida. Pelo lado positivo, pode significar, na verdade, que você está se tornando livre de um peso para dirigir sua própria vida. Onde você cai – que tipo de material – água, terra, lodo, areia – é uma grande chave para compreender o sentido também. A emoção primária, que se destaca no sonho, indicará qual o caminho para interpretá-lo. Cair pode ser amedrontador, mas também pode representar uma queda no oceano do amor de Deus.
13) Perseguindo ou sendo perseguido – Em geral, indicam inimigos no trabalho, que estão vindo contra sua vida e propósito. Por outro lado, pode significar uma busca de Deus em sua vida, em direção a ele. Você está sendo perseguido? Por quem? Que emoções você sentiu? Está com medo de ser apanhado? É você quem está perseguindo? Quem você persegue? Por que? O que sentiu ao perseguir? As respostas e principalmente o que sentiu – a emoção dominante – ajudarão a encontrar a direção da interpretação. Freqüentemente o Senhor se mostra de várias formas nesses sonhos, movendo-nos, dizendo “Alcance-me se puder”.
14) Pais vivos ou não – Freqüentemente tais sonhos indicam questões com antepassados – questões geracionais – de trabalho em sua vida: boas ou ruins, bênçãos ou maldições. Você precisa de discernimento para aceitar as bênçãos ou para cortar as trevas de maldade (NOTA: Ver Lamentações 5:7 – questões geracionais, ou hereditárias, serão explicadas oportunamente). Isso é particularmente verdadeiro se os avós ou bisavós aparecem no sonho.
15) Pesadelos – São muito freqüentes com crianças e recém-convertidos, da mesma forma que os sonhos de chamamento fazem. Podem indicar problemas hereditários – inimigos espirituais agindo por gerações na família – que precisam ser eliminados – as correntes que os prendem a nós. Aqui também é necessário entender como e por que essas forças espirituais nos influenciam desde a concepção – se quisermos ser influenciados. NOTA: A decisão de aceitar os padrões malignos é sempre nossa. Temos o livre-querer 24 horas por dia, 7 dias por semana (24/7). O medo traz tormento – o Senhor veio para destruir as obras do maligno.
16) Serpentes, aranhas, escorpiões, abelhas, vespas – Sonhar com cobras é algo bem comum. Tais sonhos revelam o diabo e suas hostes malignas trabalhando em acusações, mentiras, ataques, etc. Outros animais que indicam o mesmo sentido: ursos, crocodilos, jacarés. Aranhas e ursos são freqüentes em sonhos que mostram medo. Aranhas, em particular, lançando seu veneno – ainda que não seja mortal a humanos – indicam bruxaria, feitiçaria, satanismo. NOTA: Ao sonhar com esses tipos, observe como se sentiu durante o sonho. Geralmente aparecem de repente ou de animais domésticos se transformam em qualquer destes (ou saem de algum lugar onde não era possível vê-los), especialmente ursos ferozes e ameaçadores. Repreenda o maligno em nome de Jesus ao acordar ou ainda durante o sonho: ou o animal foge, ou desaparece ou é acorrentado por anjos e arrastado a outro lugar. Se for levado a outro lugar, próximo de alguém p.ex., indica que mesmo acorrentado ainda exerce sua influência sobre essa pessoa, que a aceita de alguma forma. Tal pessoa agirá com ódio, rancor, raiva, falsidade. A pessoa aparenta estar esquizofrênica (dupla personalidade) e estará contra você (ainda que lhe pareça amável). Erga-se em nome de Jesus e repreenda firmemente o demônio; interceda pela pessoa com louvor e ação de graças, encaminhando-a para a luz de Cristo. Peça isso ao Pai: “Os que o Pai me envia, esses vêm a mim e de maneira nenhuma os lançarei fora” – Jo:6:37.
17) Cães e gatos – Depois de cobras, o animal mais comum em sonhos é o cachorro. Indicam amizade, lealdade, proteção e bons sentimentos. Em sonhos negativos, podem indicar ataque das trevas: rosnar, atacar e morder são sinais negativos. Tais sonhos podem indicar um amigo que está para trair você.
18) Passar através de portas – Estes revelam que mudanças estão chegando. Novos caminhos, novas oportunidades, novos avanços. Sonhos similares mostram também elevadores ou escadas rolantes, ou escadas comuns. Se sobem, indicam que você está crescendo em seu propósito ou no seu chamado. Se descem, ou só você desce, algo está errado com você diante de Deus. Ore e peça orientação.
19) Relógios – Tais sonhos costumam mostrar em que tempo ou época está a sua vida. É indicativo da necessidade de vigilância e atenção. Fique alerta! Por outro lado, podem indicar versículos e capítulos da Escritura, trazendo uma mensagem profunda. Você está vendo algo em cima de um muro ou monte? Se está, o que está observando?
20) Trecho da Escritura – Você pode sonhar com textos da Escritura, capítulos, versículos ou um texto legível no sonho. Indicam uma mensagem de Deus. Podem ocorrer de vários modos; verbal: citações onde você na verdade ouve uma voz citando a passagem; relógios digitais: onde você lê os números; dramatizações de cenas bíblicas, apenas para citar uns poucos. Freqüentemente esses sonhos são tipo “atalaia”, instruções preenchidas com caminhos de sabedoria.

SÍMBOLOS E LINGUAGEM

Deus é um poeta. Ele escolhe falar às pessoas através de parábolas, símbolos e enigmas. Sempre nos arrasta para maior interação com ele para entendimento e discernimento de seus caminhos. Deus, muitas vezes, escolhe ser um tanto misterioso ao interagir com o homem. Para crescer em entendimento da linguagem celestial:
• Peça entendimento a Deus
• Estude as parábolas de Jesus
• Ganhe compreensão da linguagem de seus próprios sonhos. Deus falará usando símbolos e frases de significado único em sua vida.

Você também precisa fazer algo. Em alguns casos, só pedir não resolve: é preciso alguma atitude junto com alguma ação de sua parte. Antes de sair interpretando sonhos alheios, trate de compreender sua própria linguagem de sonhos. É temeroso interpretar sonhos sem a ação do Espírito Santo, que nos dá o sentido todo e completo de uma só vez. Não é errado chamar essa compreensão instantânea de ‘intuição’, embora a palavra tenha sentido diverso: intuir é obter compreensão de um objeto por ação de nossa parte. Nesse caso, é o Espírito Santo quem comunica a compreensão a nós, e não nós que o investigamos para compreender a interpretação.

A glória de Deus está nas coisas encobertas; mas a honra dos reis, está em descobri-las. Pv.25:2.

Vestimentas

Casaco Manto, unção
Roupa de natação Habilidade de se mover no Espírito
Roupa de corrida Mover-se rapidamente no espírito
Shorts, bermudas Uma caminhada ou chamada que é parcialmente cumprida
Roupão Saindo de um lugar de limpeza
Pijamas Torpor espiritual
Roupas culturais (vestes indígenas, p.ex) Chamado missionário, oração de um país em particular ou grupo étnico
Roupas de casamento Pacto, relacionamento profundo
Sapatos Evangelho da paz
Roupas de tamanho pequeno Caminhar em algo que não é seu chamado
Roupas rasgadas Manto ou unção que não está sendo bem cuidada

Cores

Vermelho Sabedoria, unção, poder (-) raiva, guerra
Azul Revelação, comunhão (-) depressão, tristeza, ansiedade
Verde Crescimento, prosperidade,consciência (-) inveja, ciúme, orgulho
Marrom Compaixão, humildade (-) compromisso, humanismo
Ouro/âmbar Pureza, glória, santidade (-) idolatria, impureza, libertinagem
Púrpura Autoridade, realeza (-) falsa autoridade
Alaranjado Perseverança (-) teimosia
Amarelo Esperança, mente (-) medo, covardia, orgulho intelectual
Prata Redenção, graça (-) legalismo
Rosa Infância, amor de Deus (-) criancices
Cinza Maturidade, honra, sabedoria (-) fraqueza
Branco Justiça, santidade (-) espírito de religiosidade
Preto Nobreza, mistério (-) morte, pecado, trevas

Direções

Leste (começo) Gn.11:2; lei (bênção ou maldição); nascimento, primícias; (-) falsa religião. Sl.103:12 – “Tão distante como o leste (lei) do oeste (graça) assim será removida nossa transgressão de nós”.
Vento leste Julgamento, dificuldade (Gn.41:23,27; Ex.10:13)
Oeste (fim) (como no fim do dia) – graça, morte, últimas coisas (Ex. 10:19). Lc.12:54 – “E dizia também à multidão: Quando vedes a nuvem que vem do ocidente, logo dizeis: Lá vem chuva, e assim sucede”.
Norte (espiritual) Julgamento, céu, paraíso (-) batalha espiritual – Dt.2:3; Pv.25:23; Jr 1:13-14
Sul (natural) Pecado, mundo, tentação, julgamento, carne, corrupção, engano (Js 10:40; Jó 37:9)
Direita (natural) Autoridade, poder, força do homem (carne) ou o poder de Deus revelado através do homem; aceitação, lugar de favor (Mt.5:29-30a e 25:33; Gn.48:18; Ex.15:6; 1Pe.3:22)
Virar à direita Mudança natural
Esquerda (espiritual) Fraqueza (do homem); força de Deus ou habilidade demonstrada através da fraqueza do homem; rejeição (Jz. 3:20-21 e 20:16; Mt.25:33)
Virar à esquerda Mudança espiritual
Atrás – de costas (passado) Ex: quintal, fundos da casa, porta ou janela dos fundos. Evento prévio ou experiência (boa ou má); o que está no passado (ex: pecados passados; pecados dos antepassados), desatentos, insuspeitos, ocultos, na memória (Gn.22:13; Js.8:4; Fp.3:13)
Frente (futuro ou presente) Ex: jardim da frente, varanda frontal – profecia de eventos futuros; coisas imediatas, fatos correntes (Ap.1:19)

Comida

Maçãs Fruta espiritual (ainda que não se saiba qual fruta era da árvore do Éden); algo precioso como “menina dos olhos de Deus”
Pão Jesus Cristo (Pão da Vida); Palavra de Deus; fonte de alimento, provisão de Deus
Uvas Frutificação, sucesso na vida, evidência de estar conectado a Cristo (Jo.15)
Mel Doçura, força, sabedoria, Espírito de Deus; unção permanente, a doce Palavra de Deus, o melhor da terra, abundância
Limão Azedo, um esporte pobre
Maná Provisão miraculosa de Deus; algo vindo diretamente de Deus, pão da vida
Carne Algo significando maturidade espiritual; profundidade na palavra de Deus
Leite Nutrição boa, ensino elementar
Peras Vida longa (pereiras têm vida longa); resiste muito sem reclamar
Abóboras (+) mudança de estação; tempo de colheita, símbolo de afeição (-) bruxaria, engano, perigo, travessuras
Morangos Bondade, excelência em natureza e virtude; cura, doce e muito humilde
Tomate Bondade, o coração de Deus, de coração grande, generosidade
Água Espírito Santo, refrigério, Palavra de Deus, vida espiritual
Vinho (+) trabalho do Espírito Santo de Deus, mover de Deus (-) bebedice, amor ao mundo ou do mundo

Insetos

Formigas Industriosa, sábia, diligente, preparada para o futuro, palavras contundentes ou irritadas
Abelhas Sofrimento, pesado ataque maligno
Borboletas Liberdade, leveza, fragilidade, glória temporária, transformação
Moscas Espíritos malignos, sujeira do reino de Satanás, Belzebú (Baal Zebube) = príncipe das moscas; coisas vivas ou mortas; ocultismo
Gafanhoto Destruição, pestilência, praga
Mariposa Símbolo de destruição, decepção, engano (como mariposas ao redor do fogo)
Baratas Infestação, espíritos imundos, pecados ocultos
Escorpião Espíritos malignos, homens maus, picada de dor
Aranha Ataque oculto, bruxaria
Teia de aranha Lugar de ataque satânico, armadilha

Miscelanea:

Gravidez Em processo de reprodução, estágio preparatório, promessa de Deus; Palavra de Deus como semente; palavra profética, desejo, antecipação, expectativa, propósitos de Deus preparando algo para vir
Aborto espontâneo Perda de algo no estágio preparatório (bom ou ruim), planos abortados
Atividades repetidas Deus estabelecendo um assunto – repete porque você não está ouvindo
Voar Chamado ou habilidade de se mover nas altas coisas de Deus; compreensão do reino espiritual de Deus
Etapas da vida Podem incluir lugares antigos que você esteve ou viveu – escolas, testes, empregos – Reflexo significativo daquela época
Beijo Acordo que vem vindo, testamento, processo de sedução, engano, traição (de uma pessoa de confiança)
Natal Dons, época de regozijo, surpresas; bons desejos, benevolência (-)comércio
Algo chocante Impedimento, dificuldade de aceitar algo (difícil de engolir), ódio ou raiva; infrutífero (como erva daninha que cresce e sufoca as plantas)
Mastigação Pensando em algo (eu preciso mastigar aquilo…), meditando; recebendo sabedoria e entendimento
Mastigação difícil Dificuldade ao receber algo; difícil de dizer
Administração, funcionamento Fé ; perseverança, trabalhando para a salvação de alguém; movendo-se adiante com um propósito
Nadando Vivendo no Espírito, mover-se nas coisas do Espírito de Deus, operando nos dons do Espírito
   

 

Números

1 Deus
2 Multiplicação, divisão
3 Trindade
4 Trabalho criativo de Deus
5 Graça, redenção
6 Homem
7 Perfeição, completude
8 Novos começos (Mestre)
9 Julgamento (Evangelista)
10 Jornada, desfavor (Pastor)
11 Transição (Profeta)
12 Governo (Apóstolo)
13 Rebelião
14 Dupla unção, unção dobrada
15 Relevar (deixar de punir, p.ex.), misericórdia
16 Começos estabelecidos
17 Eleição
25 Começo de treinamento ministerial
30 Começo de ministério
111 Meu Filho Amado
666 Desordem total, maldição
888 Ressurreição
10.000 Maturidade

OBJETOS

Coroa Símbolo de autoridade, para reinar; sinal de poder, Jesus Cristo, honra, recompensa
Televisão Visão espiritual e compreensão; entretenimento, desejos carnais, espírito de carnalidade, amor do mundo
Microfone Influência, ministério, ser ouvido, autoridade
Microondas Impaciência, trabalho rápido, conveniência, algo repentino
Espelho Palavra de Deus; coração de uma pessoa; vaidade
Dinheiro Ganho ou perda de favor; poder; provisão; abundância, riqueza espiritual; autoridade; força do homem, cobiça; desejo de bens materiais
Cheque Favor
Cartão de Crédito Presunção; perda de confiança; tentar andar em algo que ainda não se tem; débito, dívida
Árvores Líderes, cristãos maduros; firmeza
Árvores frutíferas Cura
Portão, porteira Autoridade espiritual; ponto de entrada para o bem ou para o mal
Chave Autoridade espiritual; sabedoria, entendimento, habilidade; Jesus
Escada Ascender ou descer; promoção ou rebaixamento; ir mais alto nas coisas de Deus; atividade do portal celestial (como a escada em que Jacó via anjos indo e vindo)

 

PESSOAS

Bebê Novo ministério ou responsabilidade que nasceu recentemente; novas idéias; dependência, inocência, incapacidade, pecado
Noiva Igreja de Cristo; contrato, acordo, testamento; relacionamento
Carpinteiro Jesus; alguém que faz ou conserta coisas; construção de algo espiritual ou natural; pregador
Gigante (+) homens de Deus (gigante na fé); força, conquista. (-) demônios; impureza (como no gigante filisteu Golias)
Prostituta Situação tentadora; apelo à carne; desejo mundano; um demônio, espírito de luxúria; apostasia espiritual
Assaltante Inimigo querendo tomar controle de você ou de uma situação
Marido Jesus Cristo; o próprio marido
Advogado (+) Jesus, nosso advogado mediador; (-) Satanás, o acusador de nossos irmãos; legalismo
Gangue, quadrilha Falsa acusação
Policial Autoridade para o bem ou para o mal; autoridade espiritual
Prisioneiro Uma alma perdida
Pastor (de ovelhas) Jesus; pastor, líder (bom ou mal); pessoa altruísta; protetor
Gêmeos (irmãos) (+) unção ou bênção dobrada; (-) problemas em dobro

 

ESPAÇOS NUMA CASA OU EDIFÍCIO

Sótão Mente, pensamento; história; questões passadas; história familiar; reino espiritual
Porão Oculto, esquecido, questões esquecidas; fundação; coisas básicas
Banheiro Limpeza espiritual; oração de arrependimento; confissão de pecados para outra pessoa
Banheiro em visão total Temporada de humilhação; outro entendimento sobre limpeza; transparência
Quarto Intimidade; descanso, privacidade, paz, acordo (como no casamento)
Sala de refeições Compartilhar alimento espiritual; amizade
Cozinha Coração (“coração da casa”); preparação espiritual; ir mais fundo na Palavra de Deus; alimento e festa espiritual
Cozinha de restaurante Ministério de ensino; maior influência ou impacto; preparação para servir a Palavra às pessoas

 

TRANSPORTES

Avião (tamanho e tipo de avião se relacionam com a interpretação e podem modificá-la) ministério profético; ir às alturas no Espírito Santo; novo e mais alto entendimento
Carro forte (armado) Proteção de Deus
Automóvel Ministério pessoal ou trabalho
Bicicleta Ministério individual ou chamada que requer perseverança
Ônibus Igreja ou ministério
Carruagem Encontro de grandeza espiritual
Carro para transportar carvão Sendo dirigido por Deus; estar sob a vista de Deus
Conversível Abertura celestial para ministério ou trabalho pessoal
Carro de bombeiros Resgate; apagando fogo de destruição
Carro dos Flintstones Esforço humano
Asa Delta Ir a algum lugar no Espírito; dirigido pelo vento do Espírito
Helicóptero Mobilidade, flexibilidade, capaz de estar no Espírito rapidamente
Limusine (+) ser levado ao destino com estilo; (-) materialismo
Carro do Mickey Objetivo colorido e divertido
Mini van Família
Motocicleta Rapidez, potência; manobrabilidade
Van em movimento Transição; mudança
Transatlântico Impacto em grande número de pessoas
Balsa de rio, barco pequeno Lentidão, mas impactando muitas pessoas
Montanha Russa (+) Um passeio diversificado que Deus está dirigindo, excitante mas temporário; (-) uma trilha de destruição que primeiro aparece excitante; um tempo de altos e baixos emocionais
Veleiro Levado pelo vento do Espírito
Caminhão normal Transportando grande quantidade de bens
Espaçonave Para os mais altos limites espirituais
Barco de corrida Rápido; excitante, poderoso no Espírito
Submarino (o mesmo para Metrô) Secreto e ativo, mas não visto por muitos; ministério ‘por trás das cortinas’; ministério oculto
Diligência Aspereza; jornada difícil, velho jeito de fazer as coisas (bom ou mau)
Taxi Um dirigente ou um mercenário (motorista); pagar o preço para chegar onde você quer ir (passageiro)
Caminhão guincho Ministério de ajuda; resgate de feridos
Trator Força com lentidão; pode falar sobre a necessidade de ‘preparar o terreno’
Trem Um movimento de Deus; denominação (religiosa)
Caminhão Habilidade de transportar ou de entregar
Rebocador (barco pequeno que puxa navios maiores nos portos) Providenciando assistência; ministério de ajuda
   

 

ARMAMENTOS

Faca Ataque brutal ou fofoca; proteção (se você a segura)
Espada Palavra de Deus; autoridade de longo alcance
Arma de fogo Autoridade espiritual (boa ou má); ataque espiritual
Dardo Maldição, ataque maligno; acuracia
Flecha (+) filhos como bênçãos; foco; mensagem específica; (-) acusação vinda do inimigo
Escudo Fé; proteção; verdade de Deus; fé em Deus

 

CLIMA – Eventos

Terremoto Violenta perturbação; mudança (por causa de crises); julgamento de Deus; desastres, trauma, tremor; choque
Neblina, nevoeiro Questões ou pensamentos anuviados; incerteza; confusão; coisas temporárias
Granizo Julgamento; destruição; bombardeios
Tempestade de gelo Palavras duras ou ‘escorregadias’, perigosas
Chuva Bênção, limpeza (chuva que lava); problemas vindos do inimigo (chuva suja, escura)
Neve Bênção, refrigério; justiça; pureza, graça (Is.55:10, 11a) – Neve suja – impureza
Correnteza de neve Barreira, oposição, impedimento
Tempestade de neve Incapacidade para ver; tempestade que cega ou obstrui a visão
Tempestades Perturbação, mudança, batalha espiritual, julgamento; calamidade ou destruição repentina; tempos turbulentos; provação; oposição
Tempestade branca Poder de Deus; reavivamento, derramamento do Espírito Santo
Tornados Destruição; perigo; julgamento; mudança drástica; ventos de mudança (negativo ou positivo dependendo da cor do tornado)
Vento Mudança (sopram ventos de mudança); (+) Espírito Santo; (-) Adversidade

 

 

LEMBRETE FINAL: A interpretação de qualquer sonho depende exclusivamente do Espírito Santo. As informações acima foram colhidas de interpretações que já foram dadas aos servos de Deus, bem como captadas das Escrituras cristãs. Com elas é possível ter uma idéia periférica sobre o assunto do sonho: a moldura de um quadro. A explicação correta e segura da pintura vem do Senhor. SEMPRE!

10 pensamentos sobre “Entenda seus sonhos – texto completo

  1. Fiquei extremamente emocionada ao ter o seguinte sonho: De repente começava uma série de explosões e tremores, eu, meu esposo e um pastor alemão nosso já falecido (o apoio) então corremos para uma espécie de monte de onde enxergávamos o mundo sendo destruído e então entre nuvens veio a voz de Deus anunciando que eu e meu marido éramos Reis do Senhor, ficamos vestidos em vestes brancas e agachados sobre os joelhos Deus colocou sobre nossas cabeças uma coroa brilhantíssima de ouro…mas sem pedras…parecia apenas ouro polido…..acordei felicíssima! Mas diferente do que possam pensar, NÃO sou evangélica…apenas dedico minha fé em Cristo Jesus com a mais absoluta certeza de que ele é Vivo e Real! Assim como eu e vc! As vezes sinto a presença dele ao meu lado enquanto oro…e sei que ele tem um corpo tangível e real…!

  2. Boa tarde, tive um sonho e o que mais me marcou foi o fato de eu estar comendo torrões de sal, acordei parecendo que realmente avia comido o sal e as vezes lembrando o sonho posso sentir o gosto de sal em minha boca. Poderia me ajudar? Deus o abençoe.

    • Olá Alessandra! Obrigado por comentar. Você relatou muito pouco sobre o sonho, mas vou recorrer às Escrituras para tentar mostrar a forma do quadro, pois a resposta certa final sempre vem do Espírito Santo.

      O sal está nas Escrituras e traz simbolismo consigo: a permanência do pacto de Deus para com os homens. Antes de prosseguir, é importante frisar que o símbolo é algo que mostra resumidamente algo muito maior. Por exemplo: a bandeira de um país simboliza o país inteiro, seus costumes, sua cultura, suas leis, as pessoas, etc. Vamos em frente.

      1) Gn.19:26 – a mulher de Ló é transformada numa estátua de sal porque desobedeceu à ordem do anjo e olhou para trás durante a fuga da família para fora de Sodoma e Gomorra. Aqui, o sal simboliza juízo de Deus porque a mulher de Ló quebrou o pacto estabelecido pelo anjo. Deus estava salvando o futuro da família e a mulher olha para o passado, como se estivesse saudosa de uma vida sem Deus.

      2) Nm.18:19 – Aqui o sal simboliza uma aliança entre Deus e o homem (sacerdote) Arão. Pacto novamente.

      3) Jz.9:45 – Aqui, Abimeleque espalha sal sobre a cidade que acabara de conquistar. Aqui, o símbolo do sal é de exagêro no juízo, pois foi usado por um homem e não por Deus. Abimeleque havia feito muito mal ao próprio pai – quebrou o mandamento (pacto) – e foi castigado por isso (Jz.9:56). O sal em excesso, espalhado por Abimeleque, significa que ele queria secar a terra, torná-la infértil para que não nascessem mais plantas ali. Indica um excesso de zelo, um zelo infundado e, ampliando a idéia, até mesmo vingança. Nesse episódio, parece haver uma boa dose de maldade em Abimeleque, que usou o pacto de Deus para amaldiçoar outros.

      4) Mc.9:50 – Aqui Jesus diz: “Bom é o sal; mas, se o sal se tornar insípido, com que o haveis de temperar? Tende sal em vós mesmos, e guardai a paz uns com os outros.” Aqui, Jesus diz que o sal é bom para dar sabor – a Nova Aliança dá sabor à nossa vida e traz paz. Contudo, tempêro não significa exagêro: sal em excesso também prejudica – Abimeleque precisou de muito sal para cobrir aquela área de terra. O sal na medida certa realça o sabor do alimento mas, quando em excesso, anula o sabor do alimento e torna-se o próprio sabor, ou seja, a comida passa a ter gosto de sal. Avalie se você está exagerando na justiça própria, julgando demasiadamente os outros e até a si mesma. Comer torrões de sal pode indicar que você vai provar – ou já está provando – do próprio juízo caso não mude suas atitudes.

      Pelo seu relato, o sonho trouxe um sentimento de estranheza: comer torrões de sal não é algo que pareça agradável ao paladar, portanto, imagino que o sonho foi desagradável. De qualquer forma, como o sal simboliza um pacto, Deus pode estar mostrando que o pacto está ativo mas algo está exagerado.

      Procure se lembrar de como se sentia durante o sonho e como se sente ao lembrar dele, é um bom começo. Nossa mente espiritual usa as emoções como uma linguagem para comunicar o que está acontecendo a fim de que nos tornemos conscientes de alguma verdade. Algumas vezes o sonho é um sinal vindo do nosso próprio espírito avisando que algo não vai bem.

      Porém, essa é só a forma do quadro que posso fornecer. O sentido da pintura vem do Senhor.

  3. ESTAVA M GRANDE BATALHAS ESPIRITUAIS EM “ORAÇÕES” A DEUS.QUANDO DE REPENTE VIR UMA MARIPOSA NA COR CINZA,VOANDO DENTRO DO APARTAMENTO.AO VELA VOANDO ,COMECEI A EXPULSAR E LOGO ELA SUMIU ! CREIO QUE SERIA ALGUMA COISA DE RUIM E O ESPIRITO SANTO DO SENHOR DEUS.AJUDOU-ME A DESTRUIR TODOS OS MALES QUE SATANÁS,TRAZIA ESCONDIDO PARA FERI-ME .MAS PELA A MISERICÓRDIAS DO SENHOR JESUS CRISTO.O SENHOR COMBATEU E CARREGOU TUDO O QUE PODERIA VIR TRAZER-ME GRANDES PROBLEMAS PARA A MINHA VIDA ! OBRIGADO SENHOR,POR MAIS UM LIVRAMENTO NA MINHA VIDA E NAS VIDAS DE ALGUÉM DA MINHA FAMÍLIAS OU AMIGOS BEM PRÓXIMO DE MIM ! GRAÇA E PAZ.AMÉM..

  4. obrigada pelo exelente post , pois só vejo interpretação de sonhos em sites exotéricos , mas tenho sonhos sempre e alguns são muito claros pra mim , como o dia que sonhei (antes de ser evangélica ) que saia do bar onde eu frequentava homens com carrinhos cobertos e levavan a caminhões frigorificos e eu queria saber o que era aquilo que parecia carne bovina , mas os homens que estavam carregando o caminhão me mostravam e eram corpos de pessoas que estavam naquele bar , e eles me diziam “ai dentro estão todos mortos ” 1 ano depois desse e de mais alguns sonhos , me entreguei a Jesus com 18 anos , Deus me chamou , me escolheu e me chamou através de sonhos . GLORIFICADO SEJA DEUS !!!!

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s