VOCÊ CONHECE O QUE SABE?

Há algum tempo venho observando a decadência moral de boa parte da população brasileira e, por que não, do mundo ocidental. O que antes era moralmente inaceitável torna-se virtude do dia para a noite, e ninguém sabe ao certo por que isso acontece nem como.  A vida humana passou a ter valor nenhum pois, conforme o mundo utópico socialista-evolucionista, ateísta portanto, nós não passamos de um amontoado de partículas atômicas que associadas conseguem fazer com que eu pense, lembre do passado e possa imaginar o futuro, consiga entender outra pessoa, enfim, coisas imateriais resumidas em sentidos vindos de forças atômicas materiais que não mantém relação física alguma com o que se passa em mim. Contudo, ninguém explica quando e como a primeira molécula teve uma idéia. Faço um parêntese: existem ateus intelectualmente honestos e sensíveis aos outros, e não militam para destruir qualquer manifestação de fé religiosa. Refiro-me aqui aos ateístas militantes, cujo ateísmo não passa de ideologia barata e revolucionária.

A ideologia penetrou em todas as camadas da cultura ocidental, contaminando-a por dentro. Hoje, poucas pessoas se dão conta de que vivem o socialismo porque já estão no automático, assim como um peixe não vê a água que o circunda e nem imagina que a mesma água faça parte dele também. Por conta disso, as pessoas desistem de buscar a realidade mesma e vivem em função do que lhes é ensinado sem sequer procurarem em si mesmas as verdades universais postas em cada um pelo Criador para estabelecerem comparações e chegarem à verdade. A ignorância passou a fazer parte do ser assim como a água faz parte do peixe. Passou a fazer parte das pessoas, transformando-as em autômatos que repetem o que sabem sem se darem ao trabalho de entender se é ou não verdade sólida o que lhes dá sentido à vida ou lhes tira o sentido dela. Enfim, as pessoas desconhecem.

Talvez, leitor, você esteja pensando que errei na frase anterior por não ter completado o verbo desconhecer. Mas, não. Foi proposital. Uma das causas da desmoralização da sociedade ocidental, e talvez a principal, seja o ato de desconhecer. Para que possamos compreender o que significa desconhecer é preciso, primeiro, entender o que significa conhecer.

Confundimos saber com conhecer. Saber tem o sentido de tomar contato com algo e estar ciente da sua existência. A ciência é isto e não passa disto. Conhecer é algo bem mais profundo do que apenas saber. De uma maneira bem simples, para que muitos possam entender, a palavra conhecer pode ser entendida como ‘com e ser’. Algumas vezes uma junção de palavras tem o sentido inverso do que queremos dizer com elas, assim, pode-se entender que conhecer é ‘ser com’. Como somente uma pessoa singular pode ‘ser com’ outra ou com alguma coisa que sabe, então, pode-se dizer que conhecer é ‘um ser com’, sem que o sentido se modifique.

Numa sala de aula o professor ensina um assunto. Alguns ficam sabendo, outros ficam  conhecendo. Os que sabem nem sempre conhecem, mas todos os que conhecem sempre sabem. Daí vem o sentido de sabedoria, que é a vivência do saber. Mas, para que isso ocorra, é necessário que o saber ultrapasse o lugar onde está e penetre fundo no entendimento. Quando isso acontece, o saber transforma quem o recebe e assim ocorre o ‘um ser com’ o que se sabe. A transformação é profunda e influencia a vida e os atos daquele que conhece algo, daquele que é ‘um ser com’ esse algo agora conhecido.

A Escritura usa o verbo conhecer nesse sentido mesmo. Veja o texto abaixo:

E CONHECEU Adão a Eva, sua mulher, e ela concebeu e deu à luz a Caim, e disse: Alcancei do SENHOR um homem.”  (Gn. 4:1).

Veja que ‘conhecer’ não é ter relações sexuais, mas ‘um ser com’ outro, ou ‘um ser em’ outro. Pode-se entender também ‘ser um com’ outro, dando mais sentido. Por isso Deus diz que serão ambos uma só carne – dois em um – pois é assim mesmo que ocorre no relacionamento sexual. Daí tem-se a concepção. A palavra conceber significa tanto gerar quanto compreender. Compreender é apreender junto com. Apreender significa segurar, reter, prender. Reescrevendo o versículo:

E foi Adão um só com Eva, sua mulher, e ela reteve junto consigo a vida que dele vinha, e gerou um novo ser em si mesma, e trouxe Caim à luz, e disse: Alcancei do SENHOR um homem.” – ‘Foi um só com’ é exatamente o sentido de conheceu.

Disso, é possível ver a seriedade da relação sexual, do casamento, bem como do sentido da conversão. Uma pessoa pode saber de Jesus sem conhecê-Lo realmente. Conhecer é ‘ser um com’ de tal forma que haja transformação e vida. Jesus disse: “Eu sou o caminho e a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai senão por mim”.

Tudo o que Deus cria prospera, vai adiante sem retroceder, gera vida e não morte, pois tudo foi criado por Ele e por intermédio Dele – a Vida. Sem Ele – Jesus – nada do que foi feito se fez.

Agora, talvez, fique mais fácil compreender por que boa parte da população mundial está decadente: porque desconhece, porque gera morte e não vida, porque não ‘é um com’ a Vida. O profeta Oséias escreveu as seguintes palavras do Senhor: Meu povo está sendo destruído porque lhe falta o conhecimento – Os. 4:6. Em outras palavras, meu povo sofre porque não é um comigo.

Quanto mais a igreja aceitar as doutrinas socialistas em seu meio, mais desconhecerá, pois tais doutrinas têm origem satânica. Satanás sabe a Bíblia mas não a conhece. Se a conhecesse, seria transformado pela Palavra de Deus, que lhe penetraria no mais profundo de seu ser e o mudaria em um ser novo, passaria a ‘ser um com’ Cristo. Lúcifer desconheceu Deus, por isso está na morte assim como todos os que saem deste mundo desconhecendo Cristo.

Eis o sentido de ‘nascer de novo’: vir à Luz, que é Cristo. Ser cristão não é lutar por uma causa, ainda que existam milhões de pobres no mundo. Ser cristão é ‘ser um com’ Cristo, é conhecer Cristo e ser conhecido Dele – Ele também passa a ‘ser um com’ aquele que O conhece. Se os pobres ‘forem um com’ Cristo, também nascerão de novo e serão transformados e transformadores. Ser um com Deus é desconhecer a miséria e a morte. Governos ideológicos sabem essa verdade, por isso lutam contra.

Eis o sentido do casamento entre Cristo e a Igreja: conheça Jesus, retenha a vida que vem Dele e gere novas vidas que têm como origem o Amor. Se você ainda não O conhece, já sabe o que fazer. Não há mundo melhor na ideologia da morte.

Anúncios

Um pensamento sobre “VOCÊ CONHECE O QUE SABE?

  1. Pingback: Manifestos espirituais | Palavradas

Se você estiver comentando sobre sonhos, leia isto. Antes de escrever, leia a apostila com atenção. Na maioria das vezes a resposta já está lá. Ao relatar um sonho, lembre-se de anotar as emoções, as cores, quantidade de objetos ou pessoas, outros detalhes importantes que chamaram a atenção ou nem tanto, para facilitar a visão geral do quadro. E nunca se esqueça de que os sonhos dados pelo Senhor só podem ser interpretados por ele mesmo. Ore! Se Deus quer dizer alguma coisa, ele dirá, mas depende de você querer ouvi-Lo.

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s